Particulas magneticas, liquidos penetrantes, END ensaios nao destrutivos

Nossa História

A Metal-Chek do Brasil Ind. e Com. Ltda. foi fundada em junho de 1982 por Nabil Gebrael. Em um momento que o governo lança uma política para o equilíbrio da balança de pagamentos e substituição da importação.

No ano de sua fundação a Metal-Chek atendia unicamente o mercado de soldas, em manutenção de refinarias, oleodutos, plantas químicas e bens de capital. Fabricando os produtos por ensaios visíveis; removedor, liquido penetrante e revelador não aquoso em spray.

Em 1984, a empresa passa a fabricar Líquido Penetrante Fluorescente e a comercializar diretamente seu produto, desenvolvendo novos mercados, como por exemplo, para siderurgia e fundições pesadas. Seu mercado não estava mais restrito ao mercado de soldas e em 1986, volta a crescer e se desenvolver, fabricando e comercializando Partículas Magnéticas e equipamentos portáteis e estacionários para este tipo de ensaio.

No ano de 1987, recebe a aprovação de seus produtos no CTA e com o aumento de sua parcela no mercado, as instalações se tornaram pequenas e os escritórios foram transferidos para outra sede.

Em 1990, a empresa inicia a implantação de um Sistema da Qualidade formal para atender aos requisitos da indústria de bens de capital e é auditada e qualificada pela AFIBEC (Associação de Avaliação de Fornecedores da Indústria de Bens de Capital). Entre 1991 e 1992, a Metal-Chek passou uma grande crise com o falecimento do seu fundador e principal gestor, mas a Metal-Chek continuou no mercado e fortaleceu sua marca, passando por uma reestruturação.

Maria Izabel Laczko Gebrael, passa a comandar a empresa e sob seu gerenciamento, ela renova a marca e adota um novo modelo de gestão, passa por uma adequação de seu Sistema da Qualidade, a fim de atender aos requisitos da norma NBR ISO 9002. Em 1994, a fábrica e os escritórios mudam de local e passam a ser centralizados em um único endereço, com a ampliação de área fabril de 700 m2 para 1.500m2. Neste mesmo ano a empresa recebe o reconhecimento do seu Sistema da Qualidade com a certificação conforme NBR ISO 9002:1994.

O Plano Real, em 1995, apresenta um novo modelo de mercado e de negociações. A Metal-Chek passa por uma profissionalização e contrata consultores na área de Marketing, Produção e Qualidade. Introduz no mercado a noção do produto estendido, passando a se diferenciar do mercado pela Qualidade com a certificação da ISO 9002. Sendo a primeira empresa do setor a se qualificar e uma das 400 primeiras empresas brasileiras a ter essa certificação.

Além disso, estreita a relação com seus clientes para atender necessidades especiais, passando a ter um setor específico para pesquisa e desenvolvimento de produto e passa a oferecer uma solução aos seus clientes, contratando um técnico nível III, para auxiliar os clientes menores adequando a utilização dos ensaios e formulando os procedimentos específicos.

Aos poucos a empresa ganhou mercado e solidificou a marca. A partir de 1996 tornou-se líder de mercado, posição que ocupa até os dias de hoje.

Em 1997, a preocupação ambiental passa a ser o foco da empresa, que começa a revisar sua produção e incluir produtos ambientalmente corretos. Também nessa época passa a representar duas outras empresas: a empresa Circle Systems Inc., oferecendo produtos para ensaios por partículas magnéticas que atendessem às exigências ambientais; e a empresa Infinitex, fabricante de filtros para tratamentos de efluentes de linhas de ensaio por líquido penetrante. Nasce o desejo de certificar-se conforme NBR ISO 14001.

No ano de 1999 a Metal-Chek assina com a Sherwin para ser distribuidor de sua marca no Brasil e em 2002 a Metal-Chek passa a produzir sob licença os produtos Dubl-Chek, em sua planta em São Paulo, ampliando a oferta de Líquidos Penetrantes Fluorescentes e oferecendo ao mercado brasileiro um produto aprovado na QPL e atendendo às exigências da aviação comercial internacional.Em 2000, estabelece uma Política Ambiental e um plano de adequação ambiental de cinco anos. Adquire novos equipamentos para o laboratório e torna-se auto-suficiente na realização de ensaios.

Todos os seus produtos passam a ser fornecidos com certificados de conformidade e toda a documentação pertinente aos seus produtos é revisada, adequando seus certificados às novas exigências do mercado.

Em 2001, todas as embalagens são adequadas às novas exigências do Ministério de Transporte, no caso de transporte de produtos perigosos.

Em 2002, o Sistema de Gestão da Qualidade passa por uma revisão, a fim de adequá-lo a norma NBR ISO 9001:2000, e a empresa é novamente certificada por esse padrão normativo. Com isso, o processo de “Projeto e Desenvolvimento” passa a fazer parte do seu sistema de gestão da qualidade.

Em 2004, a Metal-Chek é convidada pela Magchem, empresa franco-canadense, para ser distribuidor no Brasil de produtos diferenciados para a aeronáutica, acordo que só se concretiza no ano seguinte.

Em 2006 inicia o processo de implementação e de integração do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social. A Metal-Chek comprometida com a sociedade.

Em 2009, passa a fabricar esses produtos sob licença, aumentando a linha de produtos com métodos de aplicação especiais de solventes, e produtos para higienização e limpeza de aeronaves e é oficialmente convidada a participar da aliança internacional Aerochemicals. Inicia também a construção de um prédio próprio na cidade de Bragança Paulista, em um terreno de 10.000 m², doado pela cidade. Muda completamente suas instalações no ano de 2010.

Em 2011 obtivemos a certificação conforme a NBR ISO 14001:2004.